quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Suporte em MMN, como funciona?

Como já disse em conversas anteriores, é claro que existe um interesse no repasse de conhecimentos, pois a entrada da pessoa no sistema não basta. Para que a equipe cresça a pessoa precisa além de entrar, trabalhar, também ganhar para PERMANECER.
A essa transmissão de conhecimentos, respostas à dúvidas iniciais, dicas de trabalho, análise do que a pessoa está fazendo, enfim, damos o nome de suporte.
O suporte é uma atividade gratuita realizada pelo patrocinador ao novato e pode ser realizada de várias formas, a mais simples dela é quando o novato tem suas dúvidas e escreve ao seu patrocinador por email, ou conversa via MSN, ou realiza um contato telefônico, pois existe uma parceria de negócios. Eu particularmente procuro atender e auxiliar todos que trabalham comigo, principalmente na adequação dos textos de divulgação desde que a pessoa esteja seguindo as minhas orientações de trabalho!


Quando eu comecei a trabalhar com a FR Promotora, sempre que surgia alguma informação nova que eu achava interessante repassar, fazia essa transmissão de conhecimento por email.
Com o tempo, o número de conteúdos que eu tinha para repassar cresceu muito  e principalmente com o crescimento da minha equipe, meu trabalho em enviar emails se tornou inviável além do que acabava por encher a caixa de mensagens da pessoa, com conteúdo ao qual eu nem tinha certeza se ela tinha interesse em receber ou  não e se ia ler ou não!
De forma, que acabei por reunir todo o conteúdo que eu tinha em um site Google (gratuito) e então quando a pessoa começa a trabalhar comigo eu lhe passo o endereço do meu espaço de conhecimento.
Fica à critério da pessoa seguir o que eu oriento ou ler o que eu acumulei ao longo do tempo, mas fico na tranquilidade de ter cumprido com a minha parte.
Uma dúvida ou outra sempre surge pelo novato em relação ao funcionamento do sistema, no entanto são casos isolados pois o site oficial já é bastante claro e detalhado.
A pessoa que começa seu negócio seguindo minhas orientações iniciais de estudo de todos os menus do site e anotação de alguns pontos importantes passa por essa etapa de dúvidas tranquilamente e vai pegando a prática de conversar e responder duvidas de outras pessoas com o tempo, realizando essa atividade.
Em outros momentos costumava também enviar mensagens de motivação, mas também utilizando ferramentas de controle de abertura de emails acabei por perceber que as pessoas que mais precisavam ler minhas mensagens, sequer as abriam, de forma, que estava apenas realizando atividades que me faziam perder muito tempo mas sem nenhum retorno efetivo.
Com mais estudos acabei por entender que quem quer fazer, se auto motiva e vai. Pois cada um é dono do seu negócio e se a própria pessoa não vê motivos para trabalhar e crescer, uma mensagem de motivação também não surte efeito! 
Para desenvolver um MMN usamos a mesma motivação que se usa para sair da cama todos os dias e ir para a escola ou ir para o trabalho e afinal de contas, MMN é uma atividade de adultos e não de crianças que precisam ser lembradas de arrumar a cama ou fazer a tarefa de casa!
Entende-se que uma pessoa maior de idade é capaz de assumir tarefas e responsabilidades  e agir!
Uma linha tênue separa o "querer motivar" do "cobrar trabalho" e na dúvida, é melhor pecar por não cobrar do que passar pela chata que está se metendo onde não foi chamada!


O patrocinador tem por "obrigação":
.passar conhecimentos
.responder dúvidas
.auxiliar na adequação do trabalho para que o indicado chegue ao sucesso.
.procurar manter-se também trabalhando para ser exemplo do seu grupo.


O patrocinador não tem obrigação:
. de ser chefe de torcida "motivando" diariamente seus indicados!
.atender ou responder dúvidas de interessados de seus indicados.


Afinal de contas, o patrocinador não é chefe do novato mas também não é seu empregado!!!!
O sucesso no negócio não depende do seu patrocinador. Depende de você mesmo! O que o patrocinador faz é facilitar um pouco sua caminhada lhe passando orientações. De qualquer forma a decisão de seguir ou não as sugestões é sempre sua!!!! Pois você é o dono(a) do seu negocio!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus visitantes pelo mundo:

LEIA TAMBÉM: