segunda-feira, 14 de maio de 2012

A educação chinesa e a produção de resultados

Olá, tudo bem?
Assistiu o Fantástico ontem?
Caso não tenha assistido e tiver interesse em conhecer a matéria sobre a qual eu pretendo falar, acesse o link:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1680300-15605,00-MAES+FAMOSAS+COMENTAM+CRIACAO+RIGIDA+DAS+MAESTIGRES+CHINESAS.html

Pois bem, eu trouxe essa matéria para meu espaço para conversar com você sobre a educaçao ocidental e a influência disso no sucesso ou fracasso de uma pessoa.
Todos nós somos frutos de uma educação onde a dificuldade é o obstáculo máximo que emperra o crescimento. Vivemos numa cultura onde o não aprendizado pelo aluno é culpa do professor e não do próprio aluno, mesmo que este não faça o menor esforço para aprender. Trata-se a criança como um ser frágil e procura-se proteger a criança do mundo, formando sobre ela uma redoma, que não pode ser quebrada: ela não consegue porque é apenas uma criança. Ela tirou notas baixas mas é apenas uma criança. Ela não se saiu bem na prova de Matemática, mas é apenas uma criança...só que um dia a criança cresce e em que momento essa redoma é retirada? Ou será que ela é mesmo retirada????
Ao contrário da educação chinesa onde a dificuldade é apenas a razão para estudar mais, treinar mais, batalhar mais, até   que ela seja completamente superada.
Não por acaso, os chineses apresentam os melhores desempenhos em avaliações internacionais, são sempre os melhores e buscam sempre a perfeição.
A mãe chinesa estimula a independência de seus filhos e eleva sua auto estima estimulando a repetição e a superação de qualquer obstaculo, por maior que ele seja. Para ela, a criança é capaz de qualquer coisa, desde que se empenhe para isso. A mãe, não floreia o mundo, como um lugar maravilhoso onde todos se amam e onde você não precisa ser o melhor no que faz. Pelo contrário, ela prepara a criança para encarar esse mundo extremamente competitivo ao qual estamos inseridos e onde, somente os melhores e mais preparados é que vão se dar bem!
Apesar dos exageros, do priorizar o estudo e esquecer que se está lidando com crianças, que precisam brincar, e que não devem ter as mesmas responsabilidades que um adulto, no final das contas, os pontos positivos desta educação baseada na disciplina, forma adultos mais capazes, mais preparados!
Adultos, que não passarão por dificuldades financeiras, pois sendo os melhores em seus campos de atuação, além de não conviverem com o desemprego ainda serão bem remunerados...
Adultos que se começarem um negócio à partir de casa como um multinível por exemplo,não vão desistir na primeira dificuldade, tendo total consciência que precisam de disciplina para começar o negócio, para divulgar e que não é com uma ou duas propagandas que se faz um negócio!Pelo contrário, que para começar e aprender todo o necessário não são 30 dias e sim um constante aprendizado!!!!!
Talvez por isso o multinivel ainda  sofre tanto preconceito no Brasil pois pessoas como eu, que não se derrubam na primeira onda de dificuldade são exceções e nao  a regra: a maioria das crianças que crescem com a redoma da proteção materna e de fato não conseguem assumir as redeas de suas proprias vidas...muito menos uma responsabilidade de construir por si mesmo, seu sucesso! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus visitantes pelo mundo:

LEIA TAMBÉM: