quarta-feira, 11 de abril de 2012

Divulgação paga ou gratuita?

É claro que devemos sonhar alto quando começamos um multinivel, porém, tem gente que literalmente tira os pés do chão, e não sonha alto, 
pelo contrário, viaja na maionese!

Em muitos momentos eu já disse e não custa repetir:
"Escolha um negócio dentro das suas possibilidades".
"Não queira dar um passo maior do que as pernas".
E hoje quero falar um pouco mais sobre a questão de divulgação paga e gratuita.
Qual a diferença básica entre elas?
Primeiramente  o fato de que você está investindo dinheiro nas divulgações pagas enquanto estará apenas investindo tempo nas divulgações gratuitas.
De ambas as formas, algo precioso foi trocado, ou o tempo ou o dinheiro mas eu particularmente prefiro investir meu tempo, e principalmente meu tempo livre (que poderia estar fazendo inutilidades como cuidando de Mini Fazenda, compartilhando imagens no facebook e jogando conversa fiada no MSN) do que investir o meu dinheiro para fazer divulgação.
Não que eu tenha alguma coisa contra os jogos de Orkut e Facebook que aliás até jogo Cidade Maravilhosa quando tenho um tempinho e acho ótimo para desenvolver a paciência e também ganhar contatos (vizinhos para jogar).
Porém, muitas pessoas deixam o bom senso de lado e antes mesmo de aprender o negócio já querem gastar dinheiro com divulgação e depois, criam uma pressão extremamente desnecessária sobre seu negócio, porque muitas vezes contrai divida em cartão de credito e então essa dívida tem dia certo para ser cobrada e a pessoa então espera que até o dia do pagamento da fatura já tenha recuperado o que investiu, o que tem 50% de chance de ocorrer ou não ocorrer!
Para não mentir e dizer que nunca investi em divulgação paga, uma única vez, investi 20 reais em um Programa de envio de emails para grupos, que na verdade não me trouxe resultado nenhum pois as mensagens que enviei chegavam todas na minha lixeira e com certeza iam para a lixeira dos outros destinatários também.
Outras divulgações pagas como Google Adwords por exemplo, aparecerão melhores colocados quando o usuário digita um termo específico, que na verdade é você que seleciona quando faz o anúncio porém gratuitamente também conseguimos um bom posicionamento em buscas bastando para isso fazer pesquisas com termos específicos na busca de espaços para divulgar.
E para isso se investe tempo (exatamente aquele tempo livre).
A maioria das propostas em MMN e principalmente de divulgação tem na flexibilidade de horários o seu grande diferencial e 90% das pessoas que representam estas empresas possuem um emprego tradicional e desenvolvem o negócio nas horas vagas em períodos de 1 a 2 horas diárias.
Antes de aprender a desenvolver o negócio, investir em propaganda paga  é pura perda de dinheiro, porque na maioria das vezes, o que mais importa na divulgação nem é onde você está e sim o que você diz! E antes de saber corretamente o que dizer, de nada vale gastar dinheiro para enviar um texto copiado e colado de outro lugar.
As pessoas que normalmente entram mais determinadas à vencer, pesquisam por dias e até meses o negócio, de forma que encontrarão suas divulgações gratuitas e chegarão até você, se notarem em suas palavras que você sabe o que diz, que sabe onde quer chegar e pode ensinar isso à elas.
Com o tempo,aprendendo melhor o negócio você até pode expandir seu negócio utilizando parte dos lucros para atingir outros canais e públicos, mas não faça isso no início do seu negócio, esteja você com que empresa estiver, primeiro invista no seu aprendizado!




Nos vemos na sexta-feira!

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